KIAFUNHATA

imagens da vida e da arte

domingo, 21 de março de 2010

Dia Mundial Contra a Discriminação Racial - 21 de março


Discriminados e acuados, grande número de afro-brasileiros vive de acordo com as mínimas condições reservadas a eles pelo imaginário e prática social.

Para sair dessa e partir melhor o bolo, dois insights de Malcon X:

1. "Não há capitalismo sem racismo", assim falou (e disse) Malcon X. Então, povo preto e branco que forma a raça humana regida por esse sistema, não dá para fugir dessa realidade.

Cá entre nós e nossas piadas, nossos poucos profissionais negros qualificados, nossos fartos trabalhores braçais negros, os efeitos da exclusão são visíveis em terra brasileiras, e como filhos da terrinha não dá para fugir dessa luta por mudança nesse quadro.

Então é com a gente. A gente que ri, reforçando a discriminação sem sentir. A gente que consente quando associa o melhor "perfil" e padrão de beleza à imagem do branco.

Definitivamente, o desafio, de mudar essa história que naturalizou a exclusão, só é assumido quando deixamos de achar naturais as discriminações veladas presentes nas atitudes nossas de cada dia, afinal:

2. "As únicas pessoas que realmente mudaram a história foram as que mudaram o pensamento dos homens a respeito de si mesmos."

Malcolm x

Nenhum comentário:

Postar um comentário