KIAFUNHATA

imagens da vida e da arte

domingo, 4 de abril de 2010

Música de Botswana: o ovo e novo da minha Páscoa.

Cheiro de chocolate no ar, gosto doce na boca e futuro desgosto abdominal... Assim é o domingo de Páscoa. E, entre os cheiros domingueiros está a tinta mal impressa do jornal ,que nos mancha a mão e a mente. Hoje pulei a “via crucis” do noticiário e me livrei de sacrifício idêntico ao dos fiéis filipinos: abaixo as chibatadas cotidianas! Quero açúcar e afeto para apaziguar as chagas da Quaresma e concretizar a ressurreição do bem representado pela bela figura do Jesus galã, apresentado nas representações católicas. Com elas aprendi que esse domingo é um dia de renascer após as penitências, tal qual o Cristo.

Meu crivo seletivo fez sobrar pouco para ler no jornaleco. Mas, na penúltima página do tablóide, uma pequena nota direciona-me para a Web, ao encontro de Ronnie, violonista fotografada durante sua apresentação nas ruas de Botswana. Eis o ovo que traz o novo! Meu domingo renasce com as imagens e sons do gemer de guitarras tocadas na quaresma permanente de gentes que respiram brisa mais amarga e degustam cardápios menos doces, de domingo a domingo.

Ouço e vejo Ronnie, artista popular que nos faz vibrar com os sons da África Austral. A imagem, que ilumina a aridez da cena com seu sorriso, é um canto de resistência. Um solo da constante ressurreição ensaiada a cada dia.

Eu não sei tocar um instrumento... Mas vou ouvindo e me inspirando para tocar a vida e ir pagando as penitências com astral e sorriso em alta.


Boa música, boa páscoa!

http://www.youtube.com/results?search_type=search_playlists&search_query=happy+new+year+lule+botswana&uni=1

3 comentários:

  1. Ainda bem que paira ao nosso redor o cheiro de chocolate no ar, mas não estou aqui para falar destes deliciosos petiscos citados por ti. Que sua Páscoa seja diária e que você continue a escrever belos textos com grandes sabor de chocolate, pois inspiram vida (em abundância). Deus nos presenteia com pessoas em nossa vida para nos nutrir verdadeiramente e se fazer páscoa em nossos corações.

    Obs>: Aos poucos vou pondo meu blogger novamente em ordem. Beijocas.

    ResponderExcluir
  2. Eu também não sei tocar um instumento. E confesso que gosto mesmo é de música com letra... ou letra sem música mesmo.
    Fato é que você não sabe tocar um instrumento, mas toca e nos toca com as letras!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir