KIAFUNHATA

imagens da vida e da arte

sábado, 20 de março de 2010

Arremesso do apagador acende nossa dor.

Uma das notícias da semana foi o arremesso de um apagador no rosto de aluna da rede pública.

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1534720-5606,00.html


Todas as vozes erguidas pelo direito da estudante, faço coro com elas. No entanto, encaro esse vôo do objeto identificado como cena que simboliza o estado insano que vai tomando forma cada vez mais concreta nas salas de aula do país.
Minha experiência docente registra passagens curtas por salas do ensino fundamental da rede pública, ensino médio e superior da rede particular. Nesses diferentes segmentos e espaços da educação carioca estava presente o desrespeito ao professor. O que, em alguns casos esgarça ao máximo a pressão psicológica cada vez mais exigida do domador-educador lançado nessa arena onde o poder da moçada vai fazendo calar o saber do profissional.

Como bem cantou o poeta maior aqui da nossa banda, a dor da gente não sai no jornal... É muito doloroso esse nosso quadro de onde foram apagadas lições básicas de respeito ao aluno, ao professor, à criança, ao mais velho, ao profissional, enfim, ao ser humano. Por isso a notícia doeu e eu calei.
Eis que hoje, sábado de sol, dia de estréia do som novo, pus para rodar um samba como quem faz uma oração ao bom astral. Ah, e quem vive sem algum ópio nessa droga de vida? Mas, então, nessa onda de tirar a poeira musical do ar, vem dona Leci Brandão cantar sua composição que eu certamente já ouvi outras vezes, mas que hoje tocou fundo. E eu assim nessa dor da escrita, chorando à toa rs Chorei ao som do samba- exaltação, pela dor das meninas e dos meninos, hoje professores, que um dia sonharam ensinar e chegaram nessa rotina de pesadelo. E pelos nossos “guris “ que precisam aprender a aprender para saber algo melhor sobre viver.

Abaixo um manifesto da Leci, do qual assino em baixo. Não como um discurso de vitimização do professor, mas como um pedido de atenção para todos os elementos que vem desconstruindo a escola como lugar de fortalecimento das qualidades dos cidadãos que lá ensinam e aprendem:
“No momento em que o país decidir investir de verdade na educação, todos os nossos problemas serão resolvidos, tudo parte da educação. Respeitem os professores, dando-lhes condições dignas de sobrevivência. Que Deus proteja nossos anjos da guarda.”

Seguem a letra dessa professora de samba engajado e o link para conferirem o som, imagem e luz dela!

http://www.youtube.com/watch?v=MZp2F92js5U



ANJOS DA GUARDA (Leci Brandão)

Professores
Protetores das crianças do meu país
Eu queria, gostaria
De um discurso bem mais feliz
Porque tudo é educação
É matéria de todo o tempo
Ensinem a quem sabe tudo
A entregar o conhecimento

Na sala de aula
É que se forma um cidadão
Na sala de aula
Que se muda uma nação
Na sala de aula
Não há idade, nem cor
Por isso aceite e respeite
O meu professor
Batam palmas pra ele
Que ele merece...

Nenhum comentário:

Postar um comentário