KIAFUNHATA

imagens da vida e da arte

sábado, 24 de abril de 2010

23/04 - Dia de fé(sta)!


No Centro do Rio de Janeiro e em muitos pontos da periferia carioca, fogos irrompem no amanhecer de 23/04/2010.

A alvorada de São Jorge ainda é ouvida essa manhã em Bangu, lembra minha mãe que assim o foi em toda sua infância vivida no Centro do Rio de Janeiro, local que há muito realiza uma das mais animadas festas para o santo guerreiro.

A festa corre solta no Centro e em alguns pontos da periferia carioca, incluindo centros umbandistas.
Imagens invadem a WEB, mostrando a multidão de devotos que sai às ruas para agradecer e tornar especial esse dia marcado pela fé(sta).

Vendo a estátua de São Jorge penso no apelo irresistível deste guerreiro sobre seu cavalo vencendo o dragão. Apelo identitário imediato para os que lutam diariamente contra inimigos de diferentes formatos, porém, tão nocivos quanto o derrotado por Jorge. Acreditar na vitória e pensar que ela vem com luta, às vezes contra inimigo aparentemente invencível, eis a mensagem de Jorge, também chamado Ogum por devotos umbandistas.

Santo católico ou Orixá é ele quem guia a cabeça e alivia o coração dos que buscam força para agir como um “intrépido vencedor” e abrir os caminhos, trazendo vitórias que iluminam a vida e ofuscam as demandas.

Um dia depois das comemorações, o embalo da fé(sta) me motiva a escrever esse “post” e fazer uma ilustração-homenagem elaborada em “feitio de oração” em prol da “paz, amor e harmonia entre todos que nos cercam”!

Salve!

7 comentários:

  1. Caraca, eu num sabia que a mãe da Julia desenhava...
    Ou é mais um milagre do Guerreiro? :)))))

    Bjs, Prendada

    ResponderExcluir
  2. (Publico o comentário mas mantenho oculta a identidade da tímida amiga).

    Oi, Si!

    Adorei a ilustração, não abandone mais o lápis, a borracha e o papel.

    Tenho lido seus posts e em cada um me surpreendo com os seus dons, parabéns! Quanto aos comentários, ai, é outra coisa, pois ainda não venci a timidez de expor-me, mesmo que virtualmente.

    Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. .desenha?! ai, meu Deus...que menina é essa? amei! amei! amando...

    ResponderExcluir
  4. FALA SÉRIO, NÃO ACREDITO NESSA ARTISTA QUE SURGE DIANTE DOS MEUS OLHOS. SHOW!!
    AMEI! LARISSA

    ResponderExcluir
  5. Simone, arrasou na ilustração! Lindíssimo texto também sobre a força de uma das figuras sagradas mais fortes e populares que temos. Que Jorge sempre nos defenda dos inimigos visíveis e dos invisíveis! Um grande beijo

    ResponderExcluir
  6. Em Minas estamos todos emocionados com a festa de Jorge.
    Pr'além das nossas montanhas, seguimos orando e nos embasando nas lutas do nobre guerreiro.
    E aqui, do meu cantinho vale entre as terras altas de Minas, vejo, encantada, o encontro da Si com o lápis e o papel.

    ResponderExcluir
  7. Palavras da Bel(eza):

    Tu tá de sacanagem com a minha cara, Simone!
    Já venho comentando com a Deinha sobre as suas escritas que são muito boas, mas no desenho também?... é muita humilhação.
    rsrsrsrs....Brincadeira...
    Ficou muito bom o desenho e o texto. Parabéns!

    ResponderExcluir