KIAFUNHATA

imagens da vida e da arte

sábado, 26 de setembro de 2009

De olho no futuro

Algumas palavras que circulam na boca do povo possuem incontestável verdade. É o caso do dito: uma imagem vale mais que mil palavras.

Imagem é identidade. Ser identificado por uma imagem é algo muito funcional na pressa destes tempos onde a identidade visual assumiu lugar de respeito, além de ser advento respeitável para quem pleiteia alguma visibilidade.
Chego ao ponto que motiva este post: a escolha da imagem que identifica este canto virtual. Hoje, a partir de um papo cabeça, parei para (re) pensar a imagem escolhida para abrir este blog. A troca de idéias girou em torno do meu impulso de recorrer a uma imagem da antropologia de décadas passadas. O saldo imediato foi pensar que a África não corresponde mais a esta imagem, concordo. Como todo espaço onde a colonização atuou, em terras africanas, aos poucos a paisagem distanciou-se das marcas das identidades locais, tão bem (representadas) na foto.

Olhar para o passado ajuda a afirmar um futuro identificado com a trajetória das culturas negras. No click antropológico de décadas atrás, a mulher se desloca. A foto levou-a além de seu tempo, fazendo-a chegar até esta tela. Em sua projeção digital a mulher leva adiante um modo de estar no mundo que o mundo moderno parece ter descartado.

Reconheço que a tribo mudou de cara, agora é global. Então, cabe reacender o que vai ficando no passado. Para tanto, insistirei em destacar essa imagem capaz de reter os traços culturais representados nas personagens e no cenário.

Numa foto obtida em março de 2009, em Maputo, reconheço a tradição integrada ao presente. Nesta imagem atual, identifico o caminhar de traços culturais que animam a construção de identidade desta afrobrasileira que vos fala através do kiafunhata virtual.

Um comentário:

  1. Bravo! Já está nos favoritos do meu navegador.

    Beijo,
    Rafael.

    ResponderExcluir