KIAFUNHATA

imagens da vida e da arte

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Novembro: culturas e consciência negra em "kiafunhata"


Além do(a) novo(a) presidente, Novembro promete uma agenda movimentada no terreno da construção de conhecimentos sobre África. A participação nessas atividades vai auxiliar no reforço de uma consciênscia sobre a contribuição africana para nossa cultura, como também no reconhecimento das produções culturais africanas produzidas atualmente.

Logo no início do mês, de 1 a 7 de Novembro, a dica é a programação dos Encontros Culturais da Língua Portuguesa. Uma das atrações é o espetáculo teatral ‘Errância de caim’ do grupo angolano Elinga, portanto, um produto da recente safra teatral africana.

Faz parte da programação a mostra Artes sem fronteiras, que será realizada no Oi Futuro de Ipanema e do Flamengo, Casa de Rui Barbosa e Circo Voador. Além do Elinga, de Angola; encenam sua arte o Estação Teatral, de Portugal; Raiz Di Polon, de Cabo Verde, e o GTO (Teatro do Oprimido) de Guiné Bissau. O evento reúne dança, música, circo, teatro, exposição, mesas de debates e oficinas teatrais, todos com entrada gratuita.

Nos dias 3 e 4 de Novembro, acontecem as mesas de debate sobre rumos da cultura de língua portuguesa. A Casa de Rui Barbosa sedia quatro Mesas de Debates com temas ligados à música e ao teatro, com a participação de figuras expressivas nas áreas da dramaturgia, música, crítica jornalística e educação.

Após o debate, a música é o programa para a noite do dia 4, quando subirão ao palco do Circo Voador no show ‘O Som da Língua’, o Afroreggae, o moçabicano Cheny Wa Gune e Quarteto, DJ MAM, o grupo português Kumpania Algazarra e a carioquíssima Fernanda Abreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário