KIAFUNHATA

imagens da vida e da arte

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Pontapé inicial

Como primeiro lance da temporada, coloco em campo meu desejo de sucesso ao COCAN 2010. Que venham "golos" e muita arte nos pés das "equipas" e, desse modo, as farpas e "FLECS", sejam menos notados que alguns benefícios possíveis a partir destes jogos disputados em Angola.

Como me provou o post de maior sucesso do "Kiafunhata", o futebol mexe com paixões. E eu, declaradamente fria neste terreno passional futebolesco, confesso que o livro Trumunu, sobre o futebol angolano, mexeu com a minha paixão pela linguagem.

E como não vibrar com a quantidade de palavras criadas e recriadas sob a tensão da bola em jogo? A começar por Trumunu - originária do kimbundo, língua nacional angolana - cujo significado está ligado ao ato de esfregar roupa, tirar nódoa, acaba com as dúvidas. Conhecendo o significado desta palavra favorita da torcida é possível pensar o que os torcedores esperam de uma partida de futebol.

Em "Trumunu" Mateus Gonçalves e Carlos Pacavira contam o percurso do futebol angolano ao longo da história, em fotos e entrevistas que somam 286 páginas. O livro está disponível em:

http://www.canangola2010.com/ucmcan/groups/public/documents/library/PDF/Trumunu/index.html .


Eu continuo torcendo para que, nos espaços onde o cotidiano do torcedor o faz sofrer muito mais que a derrota esportiva, a mobilização em torno do futebol traga vitórias concretas ao povo que além de torcedor é lutador e merecedor de grandes resultados.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário