KIAFUNHATA

imagens da vida e da arte

domingo, 4 de outubro de 2009

Aláfia!

No começo da semana o Rio de Janeiro saiu vitorioso na disputa para sede da próxima Olimpíada. Comemorada nas areias de Copacabana, essa alegria não atravessou o mar de asfalto para mexer comigo, e com o "resto" da cidade que, ao longe, observa a festa preparada para outros, desdobrando-se nas provas de resistência exigidas para sobreviver no anti-olimpo carioca.
Eis que nesse domingo, o http://brsoulsista.blogspot.com/ traz um post inspiradíssimo, deixando-me a par de uma conquista festejável: a vitória de Nei Lopes no prêmio Jabuti. Após a notícia, a nova semana terá gosto de uma festa que me deixa mais esperançosa em relação a um legado positivo para o cidadão brasileiro que, antes de qualquer congraçamente com outros povos e prática esportiva, precisa praticar a reflexão sobre a sociedade que integra, colocando na arena o racismo que se quer deixar escondido.
Como bem cantado na roda, "não dá para fugir dessa coisa de pele", temos que encarar as manifestações que indicam a permanência do racismo entre nós, caso seja nosso desejo esclarecer nosso pensamento a ponto de erradicar essa mania nacional que dá alma a piadas, músicas e frases de efeito negativo para afrobrasileiros e para uma sociedade que precisa "desatar os nós" relativos as relalções raciais para que todos nós tenhamos a individualidade valorizada e respeitada.
Parabéns ao escritor, sempre voltando sua palavra para por em kiafunhata (no auge) a luta anti-racismo e a construção de uma memória afrobrasileira!
Bebamos do pensamento do autor, "como água que é de beber e de lavar" e que nos serve para irrigar um discurso real contra a fantasia da "mestiçagem cenográfica" descrita em http://www.neilopes.blogger.com.br/, de onde transcrevo o trecho abaixo, compartilhando o festejar:
"(*) SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PREMIAÇÃO, TOMAMOS A LIBERDADE DE TRANSCREVER PARTE DO E-MAIL QUE O JOVEM AMIGO RICARDO BISPO NOS ENVIOU: “Parabéns pela premiação, estávamos na torcida. É uma vitória dos Movimentos de Conscientização dos Negros, vitória da Educação (como um futuro pedagogo, estou soltando fogos), [...] Que os búzios continuem dizendo: Aláfia!”

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto e pelo seu kiafunhata virtual!!! Queremos ouvir você mais e mais, Si.. E aquela seção de "frases da simone"?
    Bjss
    vc me animou a voltar a bloggear..;)

    ResponderExcluir