KIAFUNHATA

imagens da vida e da arte

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Chegança de João Cândido: um cordel em prol da memória e revisão da história.


Neste mês de janeiro marcado por forte mobilização midiática em torno das polêmicas que asseguram a audiência de um famoso reality show produzido no Rio de Janeiro, há espaço na cidade para um belo show de talentos reunidos na montagem “Chegança do Almirante Brasileiro na Pequena África”.



Equilibrados sobre pernas de paus ou praticáveis, os atores da Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades narram a “odisseia marítima” de João Cândido, aproximando o público da figura e história deste afro-brasileiro que liderou a Revolta da Chibata, episódio significativo no rol dos movimentos brasileiros realizados em prol da conquista de direitos humanos.


A apresentação realizada na Cinelândia, nesta quarta-feira, dia 18 de janeiro, foi a segunda de um pacote de sete encenações gratuitas oferecidas ao público como um presente que os trabalhadores envolvidos na montagem oferecem ao público que circula pelo Rio na semana do aniversário da cidade.


Emocionante leitura da trajetória do Almirante Negro, o espetáculo é um imperdível momento de reflexão sobre a existência de opressões raciais e políticas que realmente exigem mobilização e luta.


Na grande ciranda realizada pela montagem, participam João Cândido menino, homem e idoso, além de indivíduos como Tia Ciata e coletivos como a irmandade do Rosário. Com estes e outros personagens a peça resgata na memória coletiva alguns modos de deflagrar ações que garantam a resistência cultural dos afrodescendentes e fortaleçam suas possibilidades de reparar defasagens sócio-culturais instituídas desde escravidão.


Realizadas sempre às 17:00 horas, as próximas encenações serão nos seguintes dias e locais: 19/01 – Cinelândia; 20/01 - Arcos da Lapa; 21/01 – Parque Garota de Ipanema; 22/01 – Parque Lage e 23/01 – Praça da Harmonia.

 









Nenhum comentário:

Postar um comentário