KIAFUNHATA

imagens da vida e da arte

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Lapa: terra "brasilis".

Lenine, Nei Lopes e Zeca Baleiro na Lapa: não há cansaço que resista!

Os talentosos acima são algumas das presenças reunidas no evento "Brasilidade", iniciado no dia 18 de novembro e que terá continuidade até o dia 2 de dezembro.

Organizador do evento, o MinC promete fazer do Centro do Rio de Janeiro um local concentração de atividades e artistas que representam a diversidade cultural brasileira.

Oficinas, filmes e muita música para nossas almas e agendas. Confiram em http://www.cultura.gov.br/site/2010/11/18/%E2%80%9Cbrasilidade%E2%80%9D/

A culminância será com a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC), a mais alta comenda oficial na área. Os organizadores divulgam a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite que terá Darcy Ribeiro como grande homenageado.

É organizar o roteiro, passar pela LAPA e não deixar passar a oportunidade de travar contato com as diversas artes que estarão por toda parte.

Programação resumida:

Parte do cardápio divulgado no site oficial:

No total, serão 18 shows nos palcos montados nos Arcos da Lapa e no Largo da Carioca e uma apresentação da Orquestra Sinfônica da Petrobras na Fundição Progresso.
Do rock da banda Cachorro Grande (RS), passando pelo hip hop, samba de roda, a MPB de Adriana Calcanhoto (RJ), Lenine (PE) e Zeca Baleiro (MA), até o som cosmopolita de Céu (SP), Otto (PE) e o cacuriá de Dona Teté do Maranhão.

Também haverá espetáculos teatrais com 17 grupos, entre eles, Galpão (MG), Cia do Miolo (SP), Tá na Rua (RJ), Mamulengo Presepada (DF), Augusto Bonequeiro (PE) e Teatro dos Caretas (SE). Na dança, sete companhias que também fazem parte do Festival Panorama, como Thembi Rosa (MG) e Gustavo Ciríaco (RJ).

A programação de filmes terá mais de 90 títulos, entre longas, médias e curtas metragens, de todos os gêneros, distribuídos em cinco locais de exibição: Centro Cultural Justiça Federal e Odeon BR, ambos na Cinelândia; Arcos da Lapa e Fundição Progresso, na Lapa; e Escola de Cinema da Universidade Estácio de Sá (Campus Rebouças), no Rio Comprido.
Cinco grupos (um do Rio, um de Pernambuco, um do Maranhão e dois da Bahia) farão manifestações populares. Nas artes visuais, sete instalações e exposições, entre elas “O sonho de Darcy”, do estilista Jum Nakao, que se chamará “O sonho de Darcy”.

Serão realizadas, ainda, seis oficinas, das quais cinco estarão relacionadas à programação de Manifestações Populares e uma será organizada pela produção de Audiovisual. Essa de audiovisual começa no dia 20/11 e vai até 01/12, no Palácio Gustavo Capanema, no Centro.


segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A imagem (capturada e) encantada

Depois da semana dedicada ao Cinema Negro do Brasil, África e Caribe, chega a hora de apreciar a imagem capturada e encantada pelas técnicas da fotógrafa e antropóloga Bárbara Copque.
Para alguns, basta olhar e ver. Para outros, como Copque, olhar é um ato de revelação daquilo que não é visto. A técnica e a sensibilidade unidas para eternizar os pontos de vista que nosso olho leigo deixa escapar.
A dona moça, que expõe belíssimas fotos no flicker, também é autora de trabalhos etnográficos ligados ao grupo INARRA e, em breve, defenderá sua tese de doutorado repleta de fotos coletadas entre as detentas do sistema carcerário carioca.

Por hora, a dica é não perder a oportuniudade de partilhar os clicks dessa menina-mulher da pele preta, cuja arte foi selecionada para a exposição coletiva "Partido Público Privado".
A abertura da exposição será quarta, 17 de novembro às 19h no Instituto Kreatori. Rua Alice, 209 - Laranjeiras/Rio de Janeiro.