KIAFUNHATA

imagens da vida e da arte

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Escritores angolanos na UFF: "kiafunhata" das memórias literárias

Mais uma boa pedida para a agenda de novembro.

Os escritores Luandino Viera, Pepetela, Paulina Chiziane e João Melo estarão na UFF, em mesa-redonda intitulada "Depoimentos e Testemunhos". A mesa integra a programação do III SEMINÁRIO LITERATURA, GUERRA E PAZ, que acontecerá nos dias 03, 04 e 05 de novembro, no Campus Gragoatá.

Para ouvir essas memórias e testemunhos, que devem fazer aflorar reflexões sobre gênero e política em Angola e Moçambique, é preciso estar na UFF no dia 05/11 às 16:30h!


* O material divulgado informa que o credenciamento será realizado em 03/11/1985 - (N)EPA! -
Felizmente trata-se de um pequeno lapso, o credenciamento será no dia 03/11/2010 - QUARTA-FEIRA - 9 h, portanto ninguém está atrasado ou perdeu a chance de participar deste evento repleto de trabalhos e personas apreciáveis.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Novembro: culturas e consciência negra em "kiafunhata"


Além do(a) novo(a) presidente, Novembro promete uma agenda movimentada no terreno da construção de conhecimentos sobre África. A participação nessas atividades vai auxiliar no reforço de uma consciênscia sobre a contribuição africana para nossa cultura, como também no reconhecimento das produções culturais africanas produzidas atualmente.

Logo no início do mês, de 1 a 7 de Novembro, a dica é a programação dos Encontros Culturais da Língua Portuguesa. Uma das atrações é o espetáculo teatral ‘Errância de caim’ do grupo angolano Elinga, portanto, um produto da recente safra teatral africana.

Faz parte da programação a mostra Artes sem fronteiras, que será realizada no Oi Futuro de Ipanema e do Flamengo, Casa de Rui Barbosa e Circo Voador. Além do Elinga, de Angola; encenam sua arte o Estação Teatral, de Portugal; Raiz Di Polon, de Cabo Verde, e o GTO (Teatro do Oprimido) de Guiné Bissau. O evento reúne dança, música, circo, teatro, exposição, mesas de debates e oficinas teatrais, todos com entrada gratuita.

Nos dias 3 e 4 de Novembro, acontecem as mesas de debate sobre rumos da cultura de língua portuguesa. A Casa de Rui Barbosa sedia quatro Mesas de Debates com temas ligados à música e ao teatro, com a participação de figuras expressivas nas áreas da dramaturgia, música, crítica jornalística e educação.

Após o debate, a música é o programa para a noite do dia 4, quando subirão ao palco do Circo Voador no show ‘O Som da Língua’, o Afroreggae, o moçabicano Cheny Wa Gune e Quarteto, DJ MAM, o grupo português Kumpania Algazarra e a carioquíssima Fernanda Abreu.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Bola rolando em Campo Grande: "E agora, José?"

Não bastasse o jogo de acusações, ontem foi a vez da tucanada jogar pesado com uma leve bola de papel. Próximo aos quarenta do segundo turno, o episódio farsesco ocorrido em Campo Grande mostrou a pequenez dos artifícios valorizados nessa campanha presidencial brasileira.


Apoiado na verde-esperança do aliado do PV carioca, o candidato tucano fez de seu passeio pela parte menos maravilhosa da cidade uma grande oportunidade de descer serra abaixo nas intenções de votos daqueles que desejam frear expedientes tão excusos.


Pena o ex-ministro não ter sido aconselhado a procurar atendimento no tomógrafo do Hospital Rocha Faria, o que daria a esta encenação o mérito de mostrar como anda a administração da saúde no governo do tucano carioca, aliado a candidata do partido dos agressores. Seria um mote excelente para mostrar o resultado negativo obtido pelo tucano desgarrado e coligado aos antigos adversários...


Fosse tudo isso uma fábula, teríamos a moral da história: é grande o campo (eleitoreiro situado na periferia), as ambições idem, mas é necessário ter a mínima decência para alcançar a vitória nas urnas. Porém, estamos falando de uma farsa, caracterizada por personagens e situações caricatas e explorada politicamente por uma coligação que pressente a colisão com a derrota.


Brasileiros que somos, para aliviar a alma, lembramos da boa poesia da terra e estamos a rir do candidato nesse momento "e agora José". Como nos versos de Drummond: "
A festa acabou,a luz apagou/(...)/a noite esfriou,/e agora, José? e agora, você?/(...)/,que zomba dos outros.

E agora, os amantes das tecnologias digitais nos ajudam a zombar desse José, que também "fugiu a galope", buscando um estratégico atendimento médico. Com o simpático joguinho abaixo, o ambiente virtual cria a oportunidade de atirar bolinhas e alvejar, no candidato, algo que o poeta criticava no seu José: "seu terno de vidro, sua incoerência".

Convido vocês para este jogo limpo e desestressante!

http://www.emoticonscrap.com/bolinhadepapelserra.swf

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Poesia FAVELA


Kiafunhata da poesia na UERJ,
dia 20/10, a partir das 14h, com o evento Poesia FAVELA!
Estarão por lá Éle Semog (poeta),
Nelson Maca (poeta e
organizador do sarau Bem Black de Salvador),
Érica Nascimento (USP) e
outros nomes das letras,
vias de produção
e vielas da vida urbano-literária.
19h- Sarau em homenagem a Carolina Maria de Jesus.
Boa iniciativa do LER UERJ, pois há 06 anos, procurei por um livro da autora e a universidade tinha apenas 01 cópia do Quarto de despejo, fruto de doação e guardada na biblioteca comunitária...
Programação completa no www.poesiafavela.blogspot.com